Vasco

Vasco

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

FERAS DA COLINA - SABARÁ

1 - Campeão carioca na temporada 1956, o Vasco estava com o seu prestigio em alta. Na Europa, mantinha um bom mercado. Em 30 de junho de 1957, a rapaziada excursionava pelos gramados do “Velho Mundo”, e não brincou em serviço. Em um domingão de Lisboa, mandou 4 x 2 Benfica, deixando a torcida portuguesa embasbacada. Válter Marciano (2), Sabará e Livinho foram os gajosque compareceram à tabuleta numérica, quando ainda não havia placar eletrônico. Na foto abaixo, Sabará, que encaçapou um diante dos benfiquistas, durante osegundo dos amistsosos. 
2 - Martim Francisco era o chefe de esquadra e seus passageiros chamava-se: Carlos Alberto Cavalheiro (Hélio), Ortunho e Viana; Orlando, Laerte e Dario; Sabará Válter (Roberto Pinto) , Livinho, Vavá e Pinga. 

3 - O primeiro amistoso vascaíno em Portugal rolou no domingo 12 de julho de 1931, quando a Turma da Colina fazia a sua primeira excursão europeia (primeira de um clube carioca), e mandou  5 x 0, com gols de Russinho (2), de Mário Mattos (2) e de Nilo. Na ocasião, o técnico era Harry Welfare e a moçada era: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Baianinho, Nilo, Carvalho Leite, Russinho e Mário Mattos.

 4 - Se dependesse de Sabará, ele só estamparia retratos vascaínas. No entanto, disseram-lhe, impiedosamente, que, para a temporada-1964, os seus serviços já não eram mais necessários, em São Januário. Após 12 temporadas de casa, como o atleta que mais vestira a camisa vascaína (576 partidas), mandando 135 bolas às redes - campeão carioca-1952/56/58, do Torneio Rio-São Paulo-1958 e do Torneio de Paris-1957 - saíam com ele da Colina. Foi foi parar na Portuguesa-RJ, da Ilha do Governador. 

 5 - Na Lusa Carioca, Sabará esteve dirigido por um treinador, também, escorraçado da Colina,  Gentil Cardoso, logo após ser campeão estadual-1952. E atuou ao lado de dois outros dois antigos parceiros vasqueiros, o apoiador Laerte e o atacante Edmur. Duas décadas passaram até que alguém vestisse mais do que Sabará a jaqueta vascaína, honras de Roberto Dinamite (1.110) e Carlos Germano (632). Mas a lenda ficou. Sabará fez gols para o Vasco e a Seleção Brasileira. Jogou ao lado de Ademir Menezes, de Garrincha e de Pelé. Quantos tiveram tal privilégio?

6 - Exilado na Ilha do Governador, Sabará ajudou a Portuguesa a classificar-se para o seleto Campeonato Carioca do IV Centenário-1965 da Cidade Maravilhosas, quando só oito times foram à festa. Sua nova turma somou 23 e perdeu 25 pontos, com 8 vitórias, 7 empates e 9 derrotas. Ajudou o ataque marcar 29 tentos –a defesa sofreu 26 gols. O time-base era: Bruno; Wagner, Reginaldo, Luisão, Laerte e Tião; Sabará, Edmur, Inaldo, Válter e Zé Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário