Vasco

Vasco

sábado, 16 de setembro de 2017

O VENENO DO ESCORPIÃO - "SETÁLOGO"

1 – Historiadores gaúchos afirmam que Getúlio Vargas e Luís Carlos Prestes, duas lendas da história política do Rio Grande do Sul, só se encontraram em quatro oportunidades. A primeira, quando Vargas armava a conspiração para expulsar o presidente Washington Luís do Palácio do Catete. A segunda, durante comício pró-Adhemar de Barros, em São Paulo-1947, e a terceira em um elevador do Palácio Monroe, no Rio de Janeiro. Diálogo: “Boa tarde, senador; boa tarde, Excelência”.
"EXCELENTE!" GETÚLIO ENJAULOU PRESTES  – 3.295 DIAS – E ENTREGOU A MULHER DELE AOS NAZISTAS, QUE A MATARAM.  

2 – Quando presidente, Getúlio Vargas era mestre em dar uma de “migué”. Sabia quem era quem e fazia que não estava entendendo nada, quando um “quem” lhe alugava os oritimbós. Seria um bom enxadrista, pois colocava as peças no lugar certo. Caso do seu conterrâneo gaúcho e líder na Câmara, entre 1951 /1954, o deputado Brochado  da Rocha.
Um dia, este fuxicou-lhe que o colega João Goulart, o Jango, não  comparecia à Comissão de Tomadas de Contas, onde era o representante do PTB-Partido Trabalhista Brasileiro, para defender o Governo dos fuxicos orçamentários da UDN-União Democrática Nacional. Pronto! Getúlio só precisava daquilo para mudar o jogo. Mandou Brochado assumir a função e articular o nome de Jango para presidir o partido.
                                      DEIXOU BROCHADO MAIS BROXA

3 – Quando era o presidente do Brasil (1961/1964), João Goulart fazia da reforma agrária a sua grande bandeira. O tema gerou-lhe pressões de todos os lados, principalmente a partir de 1962, quando havia dissensões até dentro das bancadas parlamentares. Chegavam dezenas de projetos à Câmara dos Deputados, até que Jango enviou o texto dele, em 1963. Para o seu cunhado Leonel Brizola agitar, ainda mais, a rapaziada, quando  PSD e UDN rechaçavam as proposta mais radicais. Com projetos mudando de relator, quase que diariamente, o “Doutor Leonel” sacou e declarou, lá no Rio Grande do Sul: “Tchê! Deste mato não sai coelho”.
Já que os coelhos ficavam dentro da toca, para fazer que viabilizava um meio de solucionar divergências, Jango, que era do PTB, mas armava com o PSD, trocou Oliveira Brito, por Vieira de Melo, para a relatoria fazer a coisa avançar. Vieira foi à luta, mas no dia em que encontrou-se com Jango para matar o assunto, explicou-lhe os pontos fundamentais da sua proposta, o homem não dizia sim e nem não. Vieira de Melo, então, sacou tudo e disse ao seu conterrâneo baiano e jornalista Hildon Rocha: “Perdi o meu tempo. Jango não quer nada com reforma agrária”.
                    ACERTOU O COCO NO TABULEIRO DE ACAREJÉ

 4 -  Aos 26 de idade, a então soviética Valentina Terechkova tornou-se cosmonauta, em 1963. De dentro da nave Vostok VI, ela prometeu ao ‘premier’ Nikita Kruchev: “Asseguro-vos que será cumprida a missão de honra que a pátria me confiou”. Durante o voo, ela estava dormindo quando foi chamada da Terra, com um zumbido. Acordou minutos depois e pediu desculpas. Estava perdoada. Afinal, era a primeira mulher sideral. 

                  ESCAPOU DA PRIMEIRA BRONCA ESPACIAL      

5 – Valentina não foi a primeira “cecepense” a encantar os “brasucas”. Em 1971, visitou a “terra brasilis” uma bela, de 17 de idade, 1m80cm de altura e coroada, em julho da mesma temporada, Miss Europa, em Belgrado, na antiga Iugoslávia. Estudava no Instituto de Educação Física e Desportos, em Moscou, e veio disputar o I Campeonato Mundial de Vôlei Juvenil. Loira, chamava-se Olga Dubiaja, usava a jaqueta 7 e queria ver fotografias de Pelé.
            PELÉ ERA REI DO FUTEBOL E OLGA RAÍNHA DA BELEZA

 6 -  O psicólogo William Moulton Marston, ligado ao exército norte-americano, criou o personagem “Mulher Maravilha”, em 1940, por entender que elas eram superiores ao homem e deveriam governar o mundo. As modelos para a heroína foram a sua esposa Elizabeth, adoradora da mitologia grega, e a sua amante Olive Byrne, que usava braceletes e cabelos compridos. William, Elizabeth e Olívia moravam juntos e seguiram assim, depois de 1947, quando ele deixou de existir.
                                 TRIÂNGULO ILEGALMENE MARAVILHOSO 
 
 7 – Em 7 de março de 2006, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (60) (com a sua mulher, Marisa Letícia) foram recebidos, no Palácio de Buckingham, em Londres, pela rainha da Inglaterra, Elizabeth-II, aos 79 de vida, e o príncipe Phillipe. Eles o homenagearam com um banquete, contando com 167 convidados. No cardápio: licor Veuve Clicquot e vinho Chateau Gruaud-Larose St Julian-1985. Almoço: truta e salmão, de entrada, e frango com legumes, no prato principal. Sobremesa: queijo produzido no castelo de Windsor, residência preferida da rainha. Sacaneiam os malandros: em 2017, na cadeia, Lula almoçará: frango solto, vaca atolada, macarrão nada e batata tinha.
                            NO CARDÁPIOI DE MORO, LULA NA BRASA, MORA?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário