Vasco

Vasco

sábado, 4 de novembro de 2017

O VENENO DO ESCORPIÃO - NOVEMBRO POLITIQUEIRO DE MUITAS CONFUSÕES

Getúlio Vargas reproduzido de
www.historiabrasileira.com.br
Novembro tem 21 dias regido pelo signo de Escorpião, que dá nome a uma das 88 constelações já descobertas pelos astrônomos. Pode ser vista pelos brasileiros durante o inverno e outono, chegando quando a Orion se manda, como na mitologia grega, gerando uma eterna caçada constelar pelo azul do Céu.
 O coração de Escorpião é a estrela vermelha Antares, 700 a 800 vezes maior do que o Sol e distante 600 anos-luz da Terra. Apagando-se, hoje, os terráqueos levariam 600 anos para não verem mais o seu brilho.
Se Escorpião ocupasse o lugar do  Sol, ficaria entre as órbitas de Marte e de Júpiter. No Brasil, ele ocupa a órbita de um novembro repleto de grandes escaramuças políticas, a começar pelo 15 de novembro de 1889, quando o Marechal Deodoro das Fonseca implodiu o  Império e inaugurou a República “brasuca”. Mais? Vamos lá?

1 - No 23 de novembro de 1935, rolou a “Intentona Comunista”, tentativa de golpe militar contra o governo do presidente Getúilio Vargas, em nome da Aliança Nacional Liberadora, com o apoio do Partido Comuinista Brasileiro.

2 - Em  10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas, que havia tomado o poder, em 1930 e sido presidente provisório até 1934, instaurou o Estado Novo, tornou-se presidente constitucional, deu ao país uma nova Constituição e uma tremenda ditadura.

Lott reproduzido de "O Cruzeiro"
 3 – Entre 11 a 21 de novembro de 1955, o presidente Café Filho, que assumira o cargo após Vargas mandar uma bala na cara, em 25 de agosto, achou de ficar “dodói”.
Rapidão, o presidente das Câmara, deputado Carlos Luz, sentou-se em sua cadeira. E deu um chá de cadeira no Ministro da Guerra, o general Teixeira Lott, quando este foi pedir-lhe a devolução ao seu comando do coronel Bizarria Mamede, que servia na Escola Superior de Guerra e andara falando demais.
Além de duas horas sem pires e nem xícara, Lott, ainda, foi afastado do seu cargo, embora não o passasse ao sucessor e general Fiuza de Castro.
 Tempinho depois, Luz escureceu o tempo, embarcando em um navio, com a sua patota, rumo a Santos-SP, achando que navegar seria preciso, para manter-se presidente. Só que esqueceu-se de combinar tudo com o comandante do I Exército, o general Odylo Denys.
No mesmo 11 de novembro de 1955, o governo foi parar nas mãos do senador Nereu Ramos, tornando o Brasil o único país do planeta com dois chefes de Estado, em um mesmo dia – debaixo da constelação de Escorpião, rola muita confusão.                                                               

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário