Vasco

Vasco

domingo, 5 de novembro de 2017

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - MILLIE, A JAMAICANA QUE "SKAPULIU"

 Lá pela metades da década-1960, a rapaziada brasileira pegava os embalos dos Beatles. Deixava os cabelos crescerem, usava botinhas e dançava o yeah, yeah, yeah, que, na pronúncia abrasileirada, virou  iê-iê-iê.
O cantor mineiro Marcio Greyck costuma dizer que ele foi o primeiro a gravar uma versão dos rapazes da inglesa Liverpool.
No entanto, a versão que colou mesmo no gosto da juventude dessas bandas foi "Menina Linda", com o conjunto Renato e seus Blue Caps, feita par abrir um programa de Carlos Imperial, na TV carioca.
Com a chegada da  "bletemania", as rádios "brasucas" deitaram e rolaram, ganhando audiência, no embalo dos "Fab Four". Só Roberto Carlos, em 1965, com "Quero que vá tudo pro inferno", conseguiu ganhar dos cabeludos ingleses. 
Houve, porém, no Brasil, quem deixasse os Beatles paras trás, a jamaicana Millie Smal tirou o primeiro lugar das vendagens de compactos simples (as gravações mais compradas da época, em vinil) com "May Boy Lollypop", um "ska", com arranjos de Ernest Ranglin.
Mas nem só no Brasil a mocinha emplacou. Nos Estados Unidos  e pelo Reino Unido britânico, ficou em segundo lugar, tornando seu sucesso no primeiro "ska" internacional, já tendo vendido mais de sete milhões de cópias – por aqui, Wanderléa pegou carona, enquanto Millie era a primeira colocada de um dos programas radiofônicos "mais + mais" da época, o "Placar Musical Rio-São Paulo", da Rádio Globo do Rio de Janeiro, pelos inícios das noites dos sábados – primeira nas duas capitais.
Millie, em 1964, em foto da Wikipedia
Nascida, em 10 de junho de 1946, em Claredon, a "teenager" Millicent Small chegou às paradas desbravando um "ska", com voz bem aguda, lembrando Shirley Goodman, que mandara ver na década-1950. Assim, fez o sucesso que Barbie Gaye não fizera, com a gravação original.
Na foto que o "Kike" reproduz de www.wikipedia.com, Millie lembra, em 1964, a jornalista Glória Maria, da TV Globo. Seus inícios de carreira de Millie foi pela dupla Roy (Panton) and Millie, no Studio One, de Coxsone Dodd, onde gravaram, entre outros, "We´ll Meet".
 Em 1963, ela foi levada para a Inglaterra, pelo produtor Chris Blackwell, para acontecer, planetariamente, com uma canção composta, em 1950, por Robert Spencer – creditada a Spencer, Morris Levy e Johnny Robert – para a dupla The Cadillacs – a versão Barbie Gaye foi gravada, em Nova York-1956.
 Só Millie, com a sua quarta gravação de carreira, emplacou legal. Um docinho de "ska"!

O www.youtube.com disponibiliza várias versões para você ouvir pelos endereços abaixo: 
https://www.bing.com/videos/search?q=youtube+mikllie+my+aboy+lollipop&&view=detail&mid=3EB720579FD31C887BA03EB720579FD31C887BA0&FORM=VRDGAR
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário