Vasco

Vasco

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

FUXICOS DAS COLINA - 8 - TREINADOR ACUSA JOGADOR DE "MORCEGAGEM"

 Se a saída de Ademir Menezes e a entrada de Paulinho de Almeida no comando técnico vascaíno melhorou o clima na Colina, não foi assim para todos os jogadores. O meia uruguaio Danilo Menezes chegou a ser desligado  da delegação que excursionou a Goiânia, entre 10 a 12 de setembro de 1968, acusado de atuar com má vontade, em Vasco 1 x 2 Vila Nova (após Vasco 2 x 1 Goiás).
Danilo reproduzido da
Revista do Esporte
 Danilo havia sido escalado fora de sua posição, a meia (era um típico camisa 10), para jogar pela ponta-esquerda, sem nenhuma característica para o setor. Paulinho de Almeida tinha em mente testar o meio-de-campo com Alcir e Benetti – em 1968, dois homens no setor ainda era muito usado no futebol brasileiro – e terminou arrumando todo aquele rolo.
 Por ter jogado mal, Danilo Menezes foi cobrado por Paulinho, não gostou e alegou não poder render o mesmo que estava acostumado a mostrar, fora de sua posição. O chefe, porém, não se comoveu. 
Como Danilo sentia uma fisgada  na coxa esquerda, o diretor Iraci Brandão aproveitou o fato e o mandou de volta ao Rio de Janeiro. No rolar da “crisinha”, Danilo Menezes acusou Paulinho de Almeida de, nas derrotas, culpar os jogadores.  
DURANTE AS VOLTAS que o mundo faz, naquele mesmo 1968, Danilo foi peça importante no time que o treinador Paulo Almeida Ribeiro levou a vice-campeão carioca, após um começo de disputa muito enrolado – Pedro Paulo; Ferreira (Jorge Luís), Brito (Sérgio), Fontana (Fernando) e Eberval (Lourival); Buglê e Danilo Meneses (Alcir, Benetti); Nado, Nei (Adílson), Valfrido (Bianchini) e Silvinho eram os jogadores da época.
Uruguaio, de cidade de Rivera, Danilo nasceu o caçula de oito irmãos. Começou a carreira por um pequeno time de sua terra, chamado Oriental, quando tinha 16 de idade. Sem demora, foi levado pelo Nacional, de Montevidéu, ficando no clube tricolor da capital por quatro temporadas.
Em 1965, Danilo Menezes pintou em São Januário e esteve vascaíno até 1972, quando foi, juntamente com o então também vascaíno Maranhão,  para o  ABC, de Natal, clube alvinegro pelo qual foi eleito o camisa 10 do Século 20. Também, mereceu a biografia “O Último Maestro”, escrita, em 2000, pelo jornalista Rubens Lemos Filho.
 
 

 

 
 

 























Nenhum comentário:

Postar um comentário