Vasco

Vasco

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

FUXICOS DA COLINA-10 - PINGA ACUSADO DE NÃO BEBER UMA DOSE DE PALAVRAS

 Como Paulinho de Almeida não conseguira títulos, durante a temporada-1968, embora tivesse recuperado o futebol do time, que terminou vice-campeão carioca, o Vasco o dispensou e começou 1969 com o seu futebol entregue a um outro ex-ídolo da torcida, o antigo meia e ponta-esquerda Pinga, isto é, José Lázaro Robles.
Pinga, reproduzido de www.osgigantesdacolina
 é o último.agachado á direita
 Pinga, que fora íntimo da bola, como jogador, no entanto, demorou pouco como  treinador cruzmaltino.
Era acusado de não saber dialogar com a sua rapaziada. “Pinga conhece futebol, mas não se fazia entender pelos jogadores”, disse à imprensa o presidente vascaíno, Reinaldo Reis.

REALMENTE,  Pinga era de pouco falar. Em vez de ir embora de São Januário, aceitou ser auxiliar  técnico do sucessor Evaristo de Macedo.
  Para muitos, a troca de Pinga por Evaristo não surpreendia. Este último já estava no clube, atuando como supervisor, organizando o departamento de futebol, mas imaginava-se que, na verdade, estava à espera de assumir o comando da equipe, pois Pinga só dirigira os amadores vascaínos, enquanto ele era visto pelo presidente Reinaldo Reis como um “homem tarimbado”.
 Quando supervisor, Evaristo traçou planos e organogramas, e observou, detidamente, o trabalho de Pinga. Quando o Vasco perder dois amistosos, na Venezuela, veio a primeira crise para Pinga encarar. Logo falaram de sua demissão e da substituição por Evaristo. Mas não rolou. Evaristo fez questão de dizer que a sua missão em São Januário era bem outra.
 
CAMPEONATO CARIOCA-1969 - Pinga seguiu dirigindo a rapaziada. Das tribunas, os cartolas seguiam o criticando por falar pouco. Achavam que, daquele jeito, não seria possível orientar o time. E o jogaram no ralo.
Pinga caiu, invicto: 1 x 0 São Cristóvão; 1 x 1 Bangu; 2 x 1 Olaria; 1 x 0 Portuguesas e 0 x 0 Bonsucesso.  Em 13 de abril, Evaristo estreou, nos 2 x 2 América, mas não fez grande campanha pelo restante da disputa –  1 x 2 e 0 x 0 Fluminense; 0 x 1 e 2 x 0 Botafogo; 0 x 3 e 1 x 1 Flamengo; 1 x 2 Bangu; 6 x 0 Madureira; 4 x 0 Campo Grande; 3 x 1 Portuguesa, 0 x 0 Bonsucesso e 1 x 0 América.
 No mesmo 1969, Paulinho de Almeida voltou e o substituiu. Para depois ser substituído por Célio de Souza. O Vasco do final da década-1960 era uma máquina de moer treinadores.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário