Vasco

Vasco

segunda-feira, 2 de abril de 2018

1 - CHARGISTAS NO ESPORTE - PACE E AROEIRA

 Jornais e revistas brasileiros sempre tiveram grandes chargistas. E não é coisa recente no pais os chamados `desenhos engraçados`. 
Domingo Pace, reproduzido
de `Gazeta Esportiva`
 Em 1869, por exemplo, o italiano Angelo Agostini, um dos nomes mais relevantes da imprensas  brasuca` do século 19 - viveu entre 1843 a 1910 -, já comparecia a às folhas da `Vida Fluminense`, satirizando as brigas entre os que pretendiam embarcar em um trem de ferro e chegar ao Jockey Clube do Rio de Janeiro, em dia de corridas.
 Nestes tempos mais modernos do século 20, um dos chargistas mais famosos foi  DOMINGO PACE, ilustrador da revista `Gazeta Esportiva`, muito popular, também, graças aos desenhos satíricos publicados pelo jornal paulistano “Notícias Populares”.
 Em “Mundo Cão”, um cachorro era o seu principal personagem, com corpo humano e contracenando bastante com gatinhas biknadas.
 Pace publicou trabalhos, também, pela “Editora Noblet” e chegou a lançar uma revista própria, pela Roval, desfilando várias de suas criações. Entre outras suas criações, “Super” era um cracaço de futebol que dava o nome a uma revista que ainda tinha “Leitinho”, garoto de fraldas, e “Cimarrão”, gaúcho típico, domador de cavalos.

CHARGE REPRODUZIDA DE DA REVISTA 'A GAZETA ESPORTIVA'


Reproduzido de www.abi.org

2 -AROEIRA -     Ele começou a carreira por jornais pequenos, criando um público cativo, com 17 anos idade, ilustrando a na coluna de seu pai, nas páginas de de esportes do Jornal de Minas. No entanto, estreou ilustrando um livro de sua mãe, aos 12. 
Aroeira já trabalhou nos principais jornais cariocas. Há quatro anos, desenha a charge da primeira página de “O DIA”, publicada, também,  pela revista “IstoÉ”. Fora das redações, ele passou pelas faculdades de Engenharia, Física e  Matemática, tendo sido presidente de Diretório Central dos Estudantes e atuado no movimento sindical.
Torcedor do Atlético-MG e Botafogo, aos 47 anos de idade, Renato Luis Aroeira tem 33 de profissão. É casado com Aida Queiroz, uma das diretoras do Anima Mundi, e pai de Alice, de 18, e André, de 8 temporadas. Ele é, também, musico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário